26/03/2012

Descanse


«DIZEM QUE TUDO O QUE BUSCAMOS, TAMBÉM NOS BUSCA e, se ficarmos quietos, o que buscamos nos encontrará. Há algo que leva muito tempo esperando por nós. Enquanto não chega, nada faça. Descanse».

“Mulheres que Correm com os Lobos", Clarissa Pinkola

22/03/2012

A Hundred Thousand Angels

Amo esta música!
É linda! Aqui fica a partilha para todos.
Ouçam com o coração  ~ ♥ ~
Sintam a Primavera, o florescer da natureza, os dias que começam agora a ser mais longos e a ter mais Luz.
Viva a Primavera! 

18/03/2012

E assim vou caminhando

Nascer, morrer, renascer, morrer, renascer, morrer, renascer...
E assim é a caminhada por este mundo fora, pela vida fora, em certas alturas da vida temos de morrer para voltar a renascer, para voltar a viver e ter equilíbrio. Não é sempre tudo bom, não é sempre tudo mau, mas é sempre tudo necessário. Está tudo bem, está tudo certo!
Hoje foram 15.44 Kms, 1h25 min. de corrida. A última que fiz na Ericeira. Saí de uma casa, onde em tempos tive um lar e fui num percurso habitual que já costumava fazer, mas não todo seguido, claro está, pois agora tenho muita mais energia e motivação do que no passado. Passei pelos locais que fizeram parte da minha vida durante uns tempos. Subi a Pinhal de Frades, desci à Foz do Lizandro pela Fonte Boa da Brincosa, percorri a Ericeira toda até Ribeira d’Ilhas, onde contemplei o mar e o pôr do sol e voltei a subir de volta ao ponto de partida.
Curioso, que este percurso é em círculo e foi mesmo o fechar de um ciclo na minha vida. O final de um capítulo do livro que diariamente escrevo. Tive o meu ponto de partida e voltei ao mesmo local, para agora partir fechando um ciclo com amor e um sorriso nos lábios.
E assim foi, à medida que voltava ao lar que em tempos foi meu olhei para trás com alegria e um sorriso aberto nos lábios. Vi o mar da Ericeira e o pôr do sol e agradeci o meu passado, as minhas experiências, tudo o que tive e vivi até então. Não há coincidências e à medida que me despedia da Ericeira e de uma vida que tive, mas que hoje já não me serve, eis que o meu amigo Ipod começa a tocar a música que me inspirou quando comecei  este Blog. Tudo faz sentido, tudo está certo, tudo a seu tempo. E assim, na sombra do meu coração vi a luz. Contemplei o lindo mar da Ericeira, onde o mar é mais azul, abracei o pôr do sol e sorri. Sorri para a vida, com amor!
E assim vou correndo e assim vou vivendo.
Cheguei ao ponto de partida e sentia que ainda tinha pernas e fôlego para fazer mais 15 kms. Ah, pois tinha! Ah, pois tenho! Afinal começa aqui e agora o próximo capítulo da minha vida.
Vive, corre, corre, vive. Não vivas sem correr, não corras sem viver!
E quando se começa a viver não se pode parar  ~ ♥ ~


10/03/2012

Um dia você aprende



Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas.
E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e os olhos adiante, com a graça de uma criança, e não com a tristeza de um adulto. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno de amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
Depois de um tempo você aprende que o sol queima se você ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... e aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.
Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.
Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que podemos escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vemos.
Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre todos nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. 
Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que se pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que se quer ser, e que o tempo é curto. Aprende que não importa onde já chegou, mas sim onde está indo. E se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve.
Aprende que ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não Ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüencias. 
Aprende que paciência requer muita prática.
Descobre que, algumas vezes, a pessoa que você espera que o chute quando você cai, é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.
Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que aprendeu com elas do que com quantos aniversários celebrou.
Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, seria uma tragédia se ela acreditasse nisso. 
Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes é preciso perdoar a si mesmo. Aprende ainda que com a mesma severidade com que se julga, você será em algum momento condenado.
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte.
E finalmente, aprende que o tempo não é algo que se possa voltar atrás. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não pode mais. E que realmente a vida tem valor, e o que não tem valor diante da vida? Nossas dádivas são traidoras... E nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar se não fosse o medo de tentar!

William Shakespeare

Resiliência


Estive esta tarde a ler um artigo na revista Zen Energy do mês de Março, sobre como superar as adversidades dos dias de hoje. Porque é que umas pessoas superam as crises mais depressa do que outras? Chama-se a esta capacidade resiliência.
A resiliência tem que ver com a capacidade que temos para ultrapassar os traumatismos / as crises e construirmo-nos apesar das feridas. Ser resiliente tem a ver com desenvolvermos capacidades internas para lidar construtivamente com as adversidades e recuperar de um trauma da nossa vida, superando as fases críticas.
Resiliência vem do latim, resilio, que significa ressaltar. O termo foi adoptado pelas ciências sociais para caracterizar as pessoas que conseguem resistir e ultrapassar as adversidades, apesar de estarem expostas a ambientes adversos.
"Os que sobrevivem não são os mais fortes da espécie, nem os mais inteligentes. Sobrevivem os mais flexíveis e adaptáveis às mudanças". - Charles Darwin

Que factores permitem ser um resiliente eficaz?*
  • Intuição e capacidade de avaliação do risco;
  • Aptidão para nos informarmos e estabelecer prioridades;
  • Explicação e significados que atribuímos ao sofrimento;
  • Sentido de humor;
  • Predisposição para partilhar a experiência com outros;
  • Tendência para nos libertarmos do passado doloroso e virar a página.
Faz poucos meses que virei uma página no livro da minha vida. Aceitei a experiência, não resisti ao inevitável, aprendi a lição e segui em frente, com um sorriso nos lábios e o optimismo característico de uma sagitareana. De que me servia estar a magoar-me apenas a mim própria. De nada. E, a vida são dois dias e um já foi ontem não é!?
Pois é, pelos vistos tenho a capacidade da resiliência e ainda não me tinha dado conta, por isso, superei depressa uma crise que inicialmente me abateu muito, quando outros pessoas levam anos a superar situações semelhantes à minha, eu levei meses. E que bom que é seguir em frente, avançar, aprender, crescer, sorrir e viver. Li algures que todas as pessoas que se cruzam no nosso caminho têm sempre uma lição para nos dar. E, eu não desisto e estou sempre disposta a aprender todas as lições que esta minha vida tem para me dar.
Claro, que não posso aqui enaltecer apenas a minha capacidade de resiliência, mas também a ajuda da minha família, dos meus amigos do coração e de dois grupos dos quais faço parte, onde encontrei pessoas que também fazem parte de mim, porque no fundo "Somos todos um!". E, é maravilhoso os ensinamentos que todas estas pessoas especiais trouxeram à minha vida e às quais estarei sempre muito grata.
No entanto, como em tudo na vida esta caminhada é só minha e o processo que vivi faz parte de mim e tornou-me a pessoa que hoje sou, mais consciente, mais feliz, mais genuína. Simplesmente, decidi que queria viver autenticamente, que queria ser resiliente a uma adversidade da vida e que queria e principalmente merecia mais.
E tu, és resiliente?
Mereces mais? Ou achas que vale a pena resistir à mudança.
Já agora, testa aqui a tua resiliência e descobre se és um dos meus.


* Revista Zen Energy, Nº 38 - Março 2012

Beautiful World


Porque vivemos num Mundo maravilhoso e lindo.
Porque amo a Natureza e o Ar Livre.
Porque amo os Animais.
Aproveitam o melhor que este Mundo tem para vos dar.
Um vídeo espectacular, desde a música, às imagens e principalmente à mensagem.
Bom fim-de-semana.

08/03/2012

Keep Calm and Carry On


Adoro os posters "Keep Calm", dos quais já partilhei dois que me são muito próximos, no entanto, depois de ficar a conhecer melhor a sua origem e história, acho que é mesmo este, o original que vou comprar para ter na minha nova casa.
Vê o vídeo e fica a conhecer melhor a história destes posters maravilhosos.
E naturalmente, como em em tudo na vida Keep Calm and Carry On.



06/03/2012

Run


Ontem fiz 11 kms!
Uau!
E anteontem 10.6 kms.
Quem diria. E ainda nem faz 1 ano que fui mãe.
É incrível o poder que temos dentro de nós para superar as nossas capacidades. Para nos superarmos a nós próprios. A motivação é a chave, sem dúvida.
Faz já muito tempo que adoro correr, mas raramente passava dos 6 kms. E quem diria, depois de 1 ano parada quase sem treinar, porque sozinha com a minha princesa tornava-se complicado poder fazer exercício, algo que sempre fiz e amo de coração.
E cá estou eu, com o objectivo de fazer 400 kms, em 2012 e ainda só estamos no início de Março e já fiz 100 kms.
Uau!
Estou feliz comigo mesma. É a Deusa Artémis que tenho dentro de mim em grande forma. LOL :)
E amanhã lá irei novamente, eu e a minha música no Ipod pela estrada fora, que hoje foi dia de descanso.
E tu, o que te move? O que te motiva a superares-te?

http://nikerunning.nike.com/nikeos/p/nikeplus/pt_BR/plus/?sitesrc=fbk_ab_plus#//runs/detail/208060353/1026641218/all/allRuns/&ref=http%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fl.php%3Fu%3Dhttp%253A%252F%252Fgo.nike.com%252F09l0fkkf%253Fexternal_share_id%253D1d71c9a8-004c-4a8d-a83f-1e151fba2581%26h%3D0AQEU2516

01/03/2012

Magia das 4 Leis da Espiritualidade ensinadas na Índia

A primeira diz: “A pessoa que vem é a pessoa certa“.

Ninguém entra em nossas vidas por acaso. Todas as pessoas ao nosso redor, interagindo com a gente, têm algo para nos fazer aprender e avançar em cada situação.

A segunda lei diz: “Aconteceu a única coisa que poderia ter acontecido“.

Nada, absolutamente nada do que acontece em nossas vidas poderia ter sido de outra forma. Mesmo o menor detalhe. Não há nenhum “se eu tivesse feito tal coisa…” ou “aconteceu que um outro…”. Não. O que aconteceu foi tudo o que poderia ter acontecido, e foi para aprendermos a lição e seguirmos em frente. Todas e cada uma das situações que acontecem em nossas vidas são perfeitas.

A terceira diz: “Toda vez que você iniciar é o momento certo“.

Tudo começa na hora certa, nem antes nem depois. Quando estamos prontos para iniciar algo novo em nossas vidas, é que as coisas acontecem.

E a quarta e última afirma: “Quando algo termina, ele termina“.

Simplesmente assim. Se algo acabou em nossas vidas é para a nossa evolução. Por isso, é melhor sair, ir em frente e se enriquecer com a experiência. Não é por acaso que estamos lendo este texto agora. Se ele vem à nossa vida hoje, é porque estamos preparados para entender que nenhum floco de neve cai no lugar errado.

Amigos para sempre

Adoro os textos do Miguel Esteves Cardoso, tem uns que são simplesmente espectaculares. Já conheço este faz anos e hoje uma amiga especial, daquelas que este texto fala, partilhou isto e aproveito para o fazer também aqui no meu Blog.
É precisamente isto que sinto, tenho amigos que por mais tempo que passe sem os ver, parece que estive com eles ontem e quando os reencontro, a conversa flui exactamente no sítio onde ficou da última vez.
Amigas de infância, extraordinárias, amigos da Força Aérea, de quando lá trabalhei e que deixaram saudades, uma amiga especial e única, que está a trabalhar no estrangeiro, família que vive em França.
Por mais tempo que passe, estes amigos estão sempre lá e é bom revê-los e saber que posso sempre contar com eles e eles comigo.
Hoje estou inspirada! LOL :)
É a minha veia artistíca, também chamada de criatividade e que todos temos. Ou não sabias isso!?

Quietude

Sempre que vou esquiar, tenho uma sensação incrível de quietude. E, obviamente que não é a fazer nenhuma descida preta! LOL!
Quem esquia, ama a montanha e a neve sabe do que falo. Mas, esta sensação está presente em cada um de nós em diversas situações no nosso quotidano, basta estarmos atentos e conscientes.
Escrevo isto, porque da última vez que esquiei pensei precisamente nisto! É indescritível a sensação que se tem quando se vai numa telecadeira, depois de se ter feito uma descida, quando se espera pela próxima, e ali estamos nós, sozinhos com a montanha, com o sol, com tudo branco à volta, apenas nós e a natureza. De olhos abertos ou fechados, a sensação é única, o silêncio é único. Às vezes ouvem-se outros esquiadores ou snowborders com o barulho dos skis ou pranchas a cravar a neve, outras vezes ouve-se o barulho particular que faz a telecadeira ao passar nos postes (adoro este barulhinho) e outras vezes é o silêncio total. E que bom é recordar estes pequenos barulhos, estes pequenos silêncios.
Dizem que a saudade se sente pelos momentos bons que passámos. Eu cá já tenho saudades de esquiar. Ah, pois é!
Ontem recebi este vídeo com um trecho do livro "O Poder do Silêncio" de Eckhart Tolle, que veio mesmo a calhar para falar acerca disto, que já desde a semana passada estava a pensar postar.
É uma meditação muito boa, o tempo de espera entre uma descida e outra, quando se vai sentado na telecadeira. Meditar, meditar, meditar...
Que sensação de quietude.
E tu, qual a tua sensação que melhor define quietude? Tens consciência dela!?