A pouco mais de um mês do planeta Júpiter ingressar no signo de Virgem e a sua influência já se faz sentir. Gosto de observar e analisar como a linguagem astrológica se reflecte no nosso dia-a-dia e nas acções dos que me rodeiam, por vezes de uma forma tão simples e até tão óbvia.
Já desde o ano passado que seguia um grupo de corrida, que tinha sido criado no mês de Junho de 2014, mas que ao qual apenas tive o privilégio de me juntar este ano no mês de Maio, para aliar a minha prática desportiva já regular de corrida à boa disposição de um grupo, que pelas imagens que partilhavam transbordavam alegria e felicidade.
Os Runners da Frente Ribeirinha da Póvoa de Santa Iria (RFRPSI), foram criados por um grupo de amigos que já corria sozinho, mas que decidiram começar a correr em grupo no dia 14 de Junho de 2014. Nesse dia o Sol estava em Caranguejo, Lua em Capricórnio, Mercúrio Retrógrado em Caranguejo, Vénus em Touro, Marte em Balança, Júpiter nos últimos graus de Caranguejo e Saturno Retrógrado em Escorpião. Como tal, um grupo bastante emotivo, muito familiar e com uma energia muito maternal/acolhedora (típica de Caranguejo), com muita entreajuda entre todos, desde os mais rápidos aos mais lentos. Elemento dominante água e modo dominante cardinal. Ou seja, pessoas de várias idades, sexos, ritmos e práticas desportivas anteriores variadas, mas que se uniu pela paixão da corrida, com um espírito bastante nutridor e onde a amizade se constrói dia-a-dia, com bastante capacidade de iniciativa e determinação, sempre a incentivar e a motivar, quem de novo chega ao grupo e se sente certamente, muito bem acolhido, tal e qual eu me senti.
Ora, entretanto Júpiter em Agosto do ano passado ingressou em Leão e assim expandiu e ajudou a chegar a cada dia novos corredores ao grupo, mais convívio, mais corridas, mais participação em provas e até mais notoriedade dos RFRPSI.
Ontem, foi dia de Trail Esquizofrénico, decorre todas as quartas-feiras pelas 19h30 na Póvoa de Santa Iria com um percurso em Trail, e recebemos corredores de Lisboa que confirmaram precisamente este bom acolhimento e boa disposição que refiro.
Mas, o que me levou a escrever este post é precisamente a pouco mais de um mês de Júpiter ingressar em Virgem e já temos esta influência a sentir-se cada vez mais: atletas já inscritos para provas em Fevereiro do próximo ano (Maratona de Sevilha), atletas a fazer treinos bi-diários, atletas a melhorarem a sua alimentação e condição física, atletas a tornarem-se mais rigorosos com os seus treinos, rotinas e horários, atletas a programar o seu próximo calendário desportivo e por aí em diante. Temos até já criada uma playlist com músicas para as corridas, um ficheiro com as inscrições em provas à medida que o vamos fazendo, para nos podermos organizar melhor e saber quem vai estar onde a representar o grupo. E, o curioso é precisamente isto... Júpiter quase a sair de Leão, onde motivou, estimulou, ajudou e deu o incentivo a muitos para começarem a correr, aliado a muita diversão e algum convívio extra-corridas e agora com a aproximação ao signo Virgem, mais rigor, mais método, mais organização e até quem sabe mais participação em provas.
Eu diria que muitos destes corredores, aqueles que tenham mais energia no signo de Virgem, assim como, os restantes signos de Terra (Touro e Capricórnio) durante os próximos 12 meses que se aproximam, irão ter uma ajuda extra, beneficiar e quem sabe obter uma maior rentabilidade dos seus treinos, que podem ser reflectidos em melhores tempos nas provas. Júpiter é considerado na astrologia um planeta benéfico, que nos auxilia e ajuda na área de vida do nosso mapa natal onde transita, como tal, genericamente ao transitar para o signo de Virgem no próximo mês irá começar a expandir precisamente as nossas rotinas e hábitos saudáveis, assim como as tarefas do dia-a-dia, às quais será pedido mais organização e um estilo de vida com mais cuidado com a saúde. Este trânsito implica também uma expansão ao nível da ajuda ao próximo e da forma, como nos podemos colocar ao serviço do outros. Para efeitos de quem corre, cuidado apenas e atenção com os exageros e os excessos. Descansar também faz parte.
Penso que chegarão sempre novos corredores ao grupo, nos próximos tempos, mas não em grande número, como aconteceu até agora. Os que já existem irão enraizar melhor os seus hábitos de corrida e manter mais rigor e estrutura a nível dos mesmos, sendo até mais perfeccionistas com os horários, hábitos alimentares, selecção de percursos e dias de treino. Eu diria, que é um grupo que veio para ficar por muitos anos, sempre disposto a acolher novos atletas, a motivar e a conviver a cada momento, a participar em provas e quem sabe outras boas surpresas que poderão acontecer para aqueles que mais se esforcem e têm consciência dos seus próprios objectivos, mas que também sabem que é da sua responsabilidade superarem a cada dia/treino as suas capacidades.
E, quem acha que os astros não falam connosco e que a orientação planetária a cada momento, não influencia a tudo e todos, desengane-se!
Os treinos dos Runners da Frente Ribeirinha da Póvoa de Santa Iria, estão abertos a todos e todos são bem vindos. Têm os seguintes horários e locais.
Sábado e Domingo às 08h00 na Praia dos Pescadores (Póvoa de Santa Iria)
Terça e Quinta às 19h30 na Quinta da Flamenga (Vialonga)
Quarta às 19h30 nas Bombas da Repsol (Póvoa de Santa Iria)