10/03/2012

Resiliência


Estive esta tarde a ler um artigo na revista Zen Energy do mês de Março, sobre como superar as adversidades dos dias de hoje. Porque é que umas pessoas superam as crises mais depressa do que outras? Chama-se a esta capacidade resiliência.
A resiliência tem que ver com a capacidade que temos para ultrapassar os traumatismos / as crises e construirmo-nos apesar das feridas. Ser resiliente tem a ver com desenvolvermos capacidades internas para lidar construtivamente com as adversidades e recuperar de um trauma da nossa vida, superando as fases críticas.
Resiliência vem do latim, resilio, que significa ressaltar. O termo foi adoptado pelas ciências sociais para caracterizar as pessoas que conseguem resistir e ultrapassar as adversidades, apesar de estarem expostas a ambientes adversos.
"Os que sobrevivem não são os mais fortes da espécie, nem os mais inteligentes. Sobrevivem os mais flexíveis e adaptáveis às mudanças". - Charles Darwin

Que factores permitem ser um resiliente eficaz?*
  • Intuição e capacidade de avaliação do risco;
  • Aptidão para nos informarmos e estabelecer prioridades;
  • Explicação e significados que atribuímos ao sofrimento;
  • Sentido de humor;
  • Predisposição para partilhar a experiência com outros;
  • Tendência para nos libertarmos do passado doloroso e virar a página.
Faz poucos meses que virei uma página no livro da minha vida. Aceitei a experiência, não resisti ao inevitável, aprendi a lição e segui em frente, com um sorriso nos lábios e o optimismo característico de uma sagitareana. De que me servia estar a magoar-me apenas a mim própria. De nada. E, a vida são dois dias e um já foi ontem não é!?
Pois é, pelos vistos tenho a capacidade da resiliência e ainda não me tinha dado conta, por isso, superei depressa uma crise que inicialmente me abateu muito, quando outros pessoas levam anos a superar situações semelhantes à minha, eu levei meses. E que bom que é seguir em frente, avançar, aprender, crescer, sorrir e viver. Li algures que todas as pessoas que se cruzam no nosso caminho têm sempre uma lição para nos dar. E, eu não desisto e estou sempre disposta a aprender todas as lições que esta minha vida tem para me dar.
Claro, que não posso aqui enaltecer apenas a minha capacidade de resiliência, mas também a ajuda da minha família, dos meus amigos do coração e de dois grupos dos quais faço parte, onde encontrei pessoas que também fazem parte de mim, porque no fundo "Somos todos um!". E, é maravilhoso os ensinamentos que todas estas pessoas especiais trouxeram à minha vida e às quais estarei sempre muito grata.
No entanto, como em tudo na vida esta caminhada é só minha e o processo que vivi faz parte de mim e tornou-me a pessoa que hoje sou, mais consciente, mais feliz, mais genuína. Simplesmente, decidi que queria viver autenticamente, que queria ser resiliente a uma adversidade da vida e que queria e principalmente merecia mais.
E tu, és resiliente?
Mereces mais? Ou achas que vale a pena resistir à mudança.
Já agora, testa aqui a tua resiliência e descobre se és um dos meus.


* Revista Zen Energy, Nº 38 - Março 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário